O que é escleroterapia?

Escleroterapia é uma técnica não cirúrgica usada para tratar varizes. O procedimento consiste na aplicação ou injeção de uma substância esclerosante que provoca a formação de uma cicatriz na veia varicosa, obstruindo a circulação sanguínea no local. O sangue é então obrigado a buscar novas veias para voltar a fluir naquela área. O resultado é o desaparecimento da varicose e uma melhoria do aspecto estético.

 

O esclerosante utilizado pode ser em forma de líquido, espuma ou laser. O objetivo é provocar o fechamento do vaso sanguíneo danificado.

 

Na escleroterapia convencional são injetadas substâncias químicas esclerosantes, como o polidocanol e a glicose hipertônica, por meio de uma pequena e fina agulha. Podem surgir lesões arroxeadas (hematomas) após o procedimento, que são absorvidas com o passar dos dias. A sensação causada é de uma pequena picada e ardência leve, principalmente nas regiões mais sensíveis da perna.

 

Na crioescleroterapia, o procedimento realizado é semelhante ao da escleroterapia convencional, porém a substância injetada é resfriada, visando provocar um resultado mais rápido, com menos possibilidade de ocorrência de hematomas e com menos dor que na técnica convencional.

 

Na escleroterapia a laser, o processo de esclerose do vaso ocorre por meio da emissão de ondas de luz que promovem o aumento da temperatura no interior do vaso e uma reação inflamatória.

 

Alguns tipos de pele, mais escuras ou bronzeadas, podem não ser adequadas ao tratamento com laser. Pode ser um pouco dolorido e provocar uma leve sensação de ardência local durante algumas horas após o tratamento. Utiliza-se, geralmente, um aparelho que resfria a pele com um jato de ar frio para evitar a dor durante o procedimento.

 

A escleroterapia é feita sem necessidade de internação hospitalar e a paciente pode voltar para casa logo após o procedimento.

 

No caso de surgirem hematomas deve-se evitar a exposição ao sol até que eles desapareçam. Alguns médicos orientam o uso de meias elásticas ou o enfaixamento da perna com faixa elástica após o procedimento.

 

A/o cirurgiã/o vascular é o médica/o responsável pela realização da escleroterapia.

 

Fonte: Médico Responde

Postagens Recentes

A importância da massagem relaxante

A importância da massagem relaxante

07/11/2018

A massagem é uma troca de energias em que através de técnicas específicas, é trabalhado todo o sistema circulatório.


QUAIS AS VANTAGENS DA APLICAÇÃO DE ENZIMA MESOTERAPIA?

QUAIS AS VANTAGENS DA APLICAÇÃO DE ENZIMA MESOTERAPIA?

24/10/2018

Você sabe o que é mesoterapia? É um tratamento que consiste na injeção de medicamentos para a perda geral de gordura ou para quem precisa apenas combater os pneuzinhos.


Tratamento Heccus Turbo você precisa conhecer

Tratamento Heccus Turbo você precisa conhecer

17/10/2018

O moderno equipamento Heccus Turbo combina terapia por ultrassom, terapia por correntes de média frequência (Corrente Aussie) e terapia conjunta (ultrassom e corrente Aussie).


Radiofrequência porque fazer?

Radiofrequência porque fazer?

10/10/2018

A técnica age através da geração de calor no tecido embaixo da pele, que induz a produção de novas fibras de colágeno e melhora o aspecto da pele.


Conheça os principais benefícios da massagem modeladora

Conheça os principais benefícios da massagem modeladora

26/09/2018

A massagem modeladora possui diversos benefícios, entre eles está o combate à flacidez, a redução de medidas e redução das celulites.


Carboxiterapia, você sabe o que é?

Carboxiterapia, você sabe o que é?

17/09/2018

A carboxiterapia é um tratamento estético realizado através da infusão de gás carbônico em diferentes camadas da pele.


4 motivos para fazer depilação a laser

4 motivos para fazer depilação a laser

12/09/2018

A depilação a laser é a uma excelente opção para quem deseja se livrar dos pelos de uma maneira simples, segura e eficaz.


Quais os benefícios de fazer limpeza de pele periodicamente?

Quais os benefícios de fazer limpeza de pele periodicamente?

05/09/2018

Você acha que a limpeza de pele serve apenas para nos livrar dos indesejáveis cravos? Então você está enganado, porque ela vai muito além disso!